19/07/2010

O Gênio do Mal em 3DeT


Pessoal estou trazendo a minha contribuição para a iniciativa dessa quinzena, dessa vez trago algumas dicas para criar alguns vilões inteligentes para você os usar na sua companha.

Em narratologia e nos estudos de literatura e roteiro, um vilão é a encarnação do mal em relatos históricos e trabalhos de ficção. Cumprem o papel de antagonista ante o herói/protagonista.
Geralmente é uma figura ardilosa, que utiliza suas habilidades com o intuito de prejudicar alguém ou conseguir algo que deseja de formas escusas. Muitas vezes com planos, que são aplicados ao longo da trama, prejudicando normalmente o protagonista, mas ao termino, é de praxe que para ter um final aceitável aos olhos do público, o vilão tem seu plano arruinado de forma heróica pelo personagem principal, (raramente isso não acontece). Você ja sabe de quem estamos falando.

Gênio do mal: Extremamente inteligente e capaz de tudo para conseguir atingir seus objetivos, se não for o maior, ele passa perto de ser o mais escorregadio de todos os tipos de vilões. Cada passo já está milimetricamente planejado e qualquer coisa que der errado ou se alguém tentar impedí-lo, um plano de reserva será acionado e novas possibilidades surgirão, para todos os lados. Normalmente ele é frágil fisicamente, o que o força a se proteger cada vez mais, tornando difícil aos inimigos a aproximação, pois em um combate mano-a-mano, ele levaria a pior, mas mesmo assim ainda guarda cartas na manga.

Outros tipos de vilões: Circurstanciais, Loucos, Injustiçados, Simplismente Maus, Arqui-rivais, Ardilosos, Determinados, Invencíveis, Manipuladores, Vingadores, anti-heróis........
"Claro que existem muitos outros tipos de vilões mas vamos nos concentrar nesse.( Por hora)"

Um Vilão inteligente em 3D&T
O vilão é aquele que os personagens vão perseguir até o fim do mundo, não importando o quanto é perigosa essa perseguição.

Maldades qualquer um pode fazer e ser chamado de vilão e depois fazer um monte de merda e ser morto pelos mocinhos, mas ser um vilão inteligente, isso é bem mais difícil. Ser um vilão Inteligente, um Gênio do Crime é para poucos, mas esses poucos tornan-se os mais inesquecíveis e respeitados pelos personagens dos Jogadores, mas o que torna uma pessoa um vilão e porque alguns vilões se torna tão inesquecíveis, veremos adiante.

O Gênio do Mal em Regras

Como em 3D&T não existe a característica intêligência (Habilidade não convence) para interpretar uma inteliência sobre humana como a do Gênio do mal devemos usar uma série de vantagens combinadas com uma H (Habilidadde) Alta. Veremos as vantagens então.

Habilidade Alta: um Numero Alto em H (4 ou 5) é essencial para um bom vilão inteligente. O Ajudará muito nas utilização suas perícias. Garantindo grandes chances de sucesso mesmo em testes difíceis.

Vantagens: Gnialidade e Memória Expandida são mais importantes ainda (um pouco menos Memória Expandida). Isso que irá determinar que ele é mesmo inteligente e não só mais um cara burro bem rápido e habilidoso.

Perícias: Manipulação é essencial, Crime também é recomendado. Essas perícias determinam o sua vivência, e sabedoria, o diferenciando de apenas mais um cara inteligente mas sem conteúdo. Ele geralmente se utiliza dessas perícias para influenciar indivíduos não tão inteligentes quanto ele a executar os seus planos, através de chantagens, influência, manipulação.....

Desvantagens: Uma insanidade é também altamente recomendada (quem sendo muito inteligente e na sua plena consiência iria se tornar um grande vilão), uma Devoção também é recomendada podendo até suprir uma insanidade.

Demais Características: Geralmente alguem estudioso e inteligente, se dedica mais aos estudos e menos ao seu físico, o tornando fraco em combate, mas isso não é regra.

Como fazer o vilão ser odiado e temido

O Vilão deve ser odiado e ao mesmo tempo temido pelos personagens, e isso leva tempo, durante várias e várias aventuras você deverá demonstrar as suas atrocidades para fazer os personagens odiá-los.

Alguns Motivos para odiá-lo

O Vilão Ameaça: o Vilão ameaça os personagens jogadores ou seu modo de vida.

O Vilão Trai: De alguma Forma o Vilão trai os personagens jogadores, seja se fazendo passar por um amigo e depois traindo ou contratando e depois sacaneando os personagens (acredite não existe nada que deixe um grupos mais puto do que isso).

O Vilão Chantegeia: Ele tem algo que o grupo precisa MUITO.

O Vilão Destroi: O Vilão destroi algo que fará MUITA falta para o grupo e sempre que eles iriam usar aquilo e não tem eles irão amaldiçoar o Vilão. (A que eu mais gosto dou uma magia ou arma mágica para o grupo algumas aventuras antes, deixo o grupo ficar dependente dela, e depois faço o grande vilão destrui-las ou retira-las).

O Vilão é Invensível: Tudo que é usado contra ele não funciona.

O Vilão tem a Cabeça a Prêmio: Alguem paga muito bem para alguêm acabar com ele.

O ideal é combinar a maior quantidade possível desses motivos durante o decorrer das aventuras, os personagens dos jogadores vão simplesmente ODIAR esse Gênio do Mal (Só não irá acontecer isso se esses personagens tiverem sangue de barata, aí entra o conhecimento do mestre sobre os seu grupo para mudar a situação).

Interpretando um vilão Inteligente

É possível para nós interpretar-mos uma inteligência sobre-humana como essa.

Para o mestre fazer isso é só usar o seu conhecimento da aventura que ele esta mestrando, sendo que ele sabe sobre tudo sobre essa aventura e os jogadores não. O mestre pode dizer simplesmente que o vilão deduziu que aquele plano mirabolante que os personagens jogadores estavam a várias aventuras se preparando para colocar em prática e frusta os planos dos mesmos. "Você acham que com um plano simples como esse vocês iria me enganar"

Ou seja o vilão é onisciente e pró-ativo, deduzindo todos os planos dos personagens e realizando uma contra ataque para acabar com eles.

O Gênio do Crime Também NUNCA revela seus planos se houver a minima possibilidade de serem impedidos, e tambám NUNCA perde uma oportunidade, tome cuidado ao se distrair perto dele, se ele puder matar um inimigo ou deixar permanentemente fora de combate ele fará.

As Motivações e História

Quase não existem vilões que querem ser maus para ele seu ponto de vista é o certo e todos os outros estão errados. Respondendo as perguntas abaixo o mestre poderá determinar um pouco das suas motivações e história. Vale a pena perder um tempinho e responder isso para criar alguém tão importante na sua campanha.

Por que ele é vilão? e; O que o grupo tem com isso?

Todo mundo tem uma motivação qual é a dele.

Ele possui inimigos?

Se possui quem são e porquê, isso vai ajudar muito os personagens jogadores se eles souberem é claro.



O que torna o Vilão desafiador?

Ele possui algum poder, habilidade que o torna um desafio para os personagens, claro que o seu principal trunfo será as sua inteligência, mas ele tem mais alguma coisa.

Qual o objetivo do vilão? e; O que ele é capaz de fazer para conseguir chegar lá?

Qual o seu principal objetivo e o que ele ira fazer para alcançar....

Como o vilão encara o fato dele ser um vilão?

O que ele acha de ser vilão, ele se odeia, gosta.....

O grupo conhece o vilão? e; O vilão conhece o grupo?

Ele conhece o grupo ou acredita que sejam apenas formigas no seu caminho e os ignora....

O vilão é vilão a todo o tempo ou não?

Ele tem uma vida normal e a interca-la com eu atos de vilania.

O vilão vai progredir no decorrer da história? Ou vai estagnar na pontuação em que o mestre o criou ?

Essa é importante, ele vai evoluir ou ira se manter apenas com a sua pontuação inicial até o grupo ser poderoso o suficiente para enfrenta-lo.... é uma boa ideia olhar o Manual 3D&T Alfa (Página 140)

O quão eficiente o vilão é?

Nem todos os vilões são bons no que fazem...

A quem o vilão serve?

O Vilão serve algum vilão ainda mais poderoso e esperto que ele.....

O vilão é conhecido no cenário? e; Ele é influente onde e por qual motivo?

Ele é uma personalidade no cenário, tem algum poder político, social......

O vilão age sozinho ou em grupo?

Ele agem em grupo onde todos tem o mesmo poder de descisão, ou atua sozinho apenas manipulando alguem desavisado para efetuar os seus planos, ou ainda atua sozinho executando todas as suas vilanias sem ajuda de ninguém....

Qual é a fraqueza do vilão? e; Ele sabe as fraquezas do Grupo?

Ele tem alguma fraqueza, ela pode ser usada contra ele, ele pode usar as fraquezas do grupo para vence-los......

Fonte:wikipedia e Dicas de Mestre 1 e 2





Um comentário: